terça-feira, 17 de julho de 2012

Estresse ministerial



 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso." *


Hoje eu li uma mensagem do "Pão Diário" que falava sobre Moisés e a difícil tarefa de conduzir o povo de Israel.
Dias atrás, li o livro "O Sacerdote" da autora Francine Rivers, que relata com detalhes esta importante passagem bíblica (leia em Êxodo 18.13-26). É interessante como Jetro,  o sogro de Moisés, vê claramente o que ninguém estava percebendo: Moisés estava sobrecarregado.Ele resolvia todas as questões do povo. Jetro deu um sábio conselho: Moisés deveria escolher homens capazes para ajudá-lo. Só deveriam consultar o líder  nas questões complicadas.

Moisés seguiu o sábio conselho e assim retirou uma carga enorme dos ombros.

Quantos líderes estão nas mesmas condições? São tantas coisas para fazer que falta tempo para a família, por exemplo. Eles tentam resolver tudo o que aparece e acabam estressados e decepcionados.
Não estou falando só dos pastores. Há os que têm cargos nas igrejas e que estão trabalhando tanto que falta tempo até para a comunhão com Deus, que é o principal.

Jesus não nos chamou para vivermos cansados e sobrecarregados com as atividades do reino. Ele nos chamou para termos uma vida abundante. Nos chamou para vivermos em paz.

O versículo citado no início não é só para os que não receberam  Jesus como Salvador . É uma mensagem para quem está cansado e sobrecarregado. É uma palavra para todos que necessitam de descanso.

Querido leitor, se as suas tarefas na igreja são um peso, é necessário reavaliar. Será que você não precisa deixar algo para trabalhar  melhor  para o reino de Deus? Ser ativo demais pode atrapalhar. Será que não está na hora de delegar?

Alguém  que não está suportando a carga não prejudica só a si mesmo,  a Obra também sofre. Uma pessoa esgotada não consegue produzir satisfatoriamente.

Peça a orientação de  Deus. Ouça conselhos de pessoas usadas por Ele. E atenda. Não seja teimoso(a)! Não pense que você é insubstituível no ministério! Mas lembre-se que os seus filhos só têm um pai. A sua esposa só tem você como companheiro. Em seu lar, sim, você é insubstituível!





*Mateus 11.28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...