segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia da Reforma Protestante

Martinho Lutero fixou as suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg,  na Alemanha, no dia 31 de Outubro de 1517. Assim iniciou  a Reforma Protestante. Lutero protestava contra a venda de indulgências pela Igreja Católica. 

Para comemorar essa importante data eu vou postar algumas frases de Martinho Lutero, os cinco "Solas" e dar uma dica de filme.


Frases de Martinho Lutero:

"Não fiz nada: a Palavra fez e realizou tudo."


"É um milagre a maneira pela qual Deus tem preservado seu livro durante tanto tempo! Como é bom e glorioso ter a Palavra de Deus!"


"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias."


Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.”


"A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém."


Os cinco "Solas" representam os pontos essenciais do Cristianismo, segundo Martinho Lutero:



Sola Scriptura (somente a Escritura)

Solus Christus (somente Cristo)

Sola Gratia (somente a graça)

Sola Fide (somente a fé)

Soli Deo gloria (glória somente a Deus)





 Assista ao filme  "Luther". Vale a pena, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...