quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Não quero ler o livro...

Há quase um mês eu assisti ao filme "Lição de amor". Por que será que colocaram um título desses? Nada a ver. O título do livro é : "Desculpa se te chamo de amor". O autor é o Federico Moccia, que também é o diretor e roteirista do filme. Vou colocar aqui a sinopse que encontrei  no FilmowNiki tem quase dezoito anos, está no último ano do ensino médio e gasta o seu tempo de lazer com grupo de amigos confiáveis entre os clubes, festas e eventos diversos. Alex tem cerca de trinta e sete anos e é um publicitário de carreira. Há pouco foi deixado pelo seu "eterno amor" e agora sua vida social se restringe aos seus velhos amigos. Em uma movimentada manhã romana Niki bate com sua moto no carro de Alessandro. Este incidente marca o início de uma virada na vida dos dois...
A maioria dos comentários sobre o filme e o livro são positivos. As pessoas acham tudo muito romântico e maravilhoso, mas eu não.
Não quero ler o livro porque eu não gostei do filme. Mas isso é normal, não é? Geralmente os livros são melhores do que os filmes, então pensando assim eu deveria ler, certo? Errado. Li várias opiniões dizendo que o filme ficou muito parecido com o livro, mas não poderia ser diferente porque o autor do livro é  diretor e roteirista do filme.

Eu quero deixar bem claro que o fato de não ter gostado do livro não tem nada a ver com a diferença de idade entre os protagonistas, mas tem tudo a ver com a idade da Niki e das amigas dela.

Preciso avisar que tem  "Spoiler"...

Quando Alex conhece Niki ela tem 17 anos ou seja é menor de idade, ele tem 37 anos e acabou de sair de um relacionamento. A noiva o deixou sem maiores explicações e ele ficou arrasado. Quando conhece Niki ele está carente e como ela é extrovertida e espontânea eles acabam se relacionando.
Me incomodou muito aquela parte que ele e os amigos encontram-se com a Niki e as amigas dela. Não lembro o nome daquele amigo do Alex que é casado e trai a esposa com qualquer mulher que surgir na frente dele.
Eu fiquei pensando se a esposa dele não aparecesse bem naquele momento, o que teria acontecido com ele e a amiga da Niki?
Outra parte que me incomodou muito foi o Alex saber da traição da esposa do outro amigo dele e deixar por isso mesmo. E com quem? O mesmo amigo  safado (me desculpem, mas não dá para chamá-lo de outro jeito).

Para mim o filme é um super incentivo para as meninas iniciarem a vida sexual precocemente.
Nós sabemos que as coisas estão do jeito que estão porque não há um freio. Ninguém quer mais  esperar o momento certo para mais nada. Resultado: meninas que deveriam estar só pensando em estudar e em uma futura profissão, já moram com os namorados.
É só assistir algumas reportagens para comprovar isso.
É certo uma adolescente que está com 15 anos morar com o namorado? É claro que não. Existe tempo para tudo na vida, mas é tão difícil esperar.
Quando eu vejo tantos comentários dizendo que é uma história  romântica eu me pergunto: será que não acham que é errado os jovens se relacionarem sexualmente tão cedo? Será que não enxergam as  consequências que virão?
Não dá para aguentar as pessoas dizendo o quanto o livro ou o  filme  é romântico, sinceramente não dá.
Depois os pais ficam sem saber o que fazer. Ficam perdidos. E os filhos? Mais ainda. E tudo porque hoje isso é normal. Se você é uma pessoa que não concorda, você é  careta.
Espero que ainda existam muitos "caretas" espalhados pelo mundo.




3 comentários:

  1. Eu quero ler esse livro, principalmente por ser de autor italiano. Mas me decepcionei com a adaptação de outro livro dele, Três Metros Acima do Céu, pelo mesmo motivo que você. Coisas erradas são tidas como normais, e todo mundo acha lindo. Não espero que os livros seculares mostrem adolescentes que se guardam sexualmente para o casamento, porque esta, infelizmente, não é a realidade. Mas também me incomoda muito esse tipo de coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo passa a ser tão "normal", que aparenta não ter problema casamentos serem desfeitos e começar de novo.Gostei da sua análse do livro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem... Então sou totalmente caretona e não me incomodo nenhum pouco rs...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...